Quais "sapatos" você tem usado?
- Fernando Dório
- 27 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Quantas vezes você já se pegou comparando a sua vida com a de outra pessoa? Olhamos ao redor, especialmente em nossas redes socias, vemos como os outros vivem, e muitas vezes nos perguntamos se estamos fazendo algo "errado" ou se deveríamos seguir o mesmo caminho. Mas, será que existe um caminho único para todos?
Carl Jung nos lembra que, assim como sapatos têm tamanhos diferentes para cada pessoa, a vida também não segue um molde universal. Cada ser humano é único, com sua história, experiências e percepções. O que funciona para um pode não funcionar para outro.
Pense em um exemplo simples: alguém que largou um emprego estável para seguir uma paixão pode ter encontrado a felicidade, enquanto outra pessoa, ao tentar fazer o mesmo, se sentiu completamente perdida. Isso não significa que uma está certa e a outra errada; significa apenas que suas trajetórias são diferentes.
Na Psicoterapia, ouvimos o peso das expectativas externas: "Você deveria ter uma carreira assim...", "Por que você não faz como fulano...?". Talvez hoje você se sinta pressionado a caber em "sapatos" que não são seus — seja pelas expectativas da sociedade, da família ou até de si mesmo. Mas a verdade é que não existe uma fórmula para a vida. Cada um de nós precisa encontrar o seu próprio caminho, respeitando suas particularidades, seu tempo e suas decisões.
O processo psicoterapêutico pode te auxiliar a encontrar os seus verdadeiros “sapatos” . Isto é, na busca pelo autoconhecimento, na construção de um projeto de vida e nas escolhas que verdadeiramente farão sentido pra você diante da sua própria história.
📌E você, está vivendo dentro dos sapatos que te cabem, ou tentando se ajustar aos de outra pessoa?
Vamos conversar? 😉
📲 Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.
(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).
#psicologiafernandodorio #psicologia #psicologiaclinica #psicologiafenomenologica #autenticidade #liberdade #responsabilidade #autoconhecimento #autocuidado #saudemental #psicoterapiaonline #bemestar #crescimentopessoal #opiniaodosoutros #fenomenologia #psicologiaexistencial #aceitacao #divertidamente2 #sentidodevida #empatia #resiliência #medo #jung #carljung
Comments