top of page

Liberdade e solidão

  • Foto do escritor: Fernando Dório
    Fernando Dório
  • 24 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Você já parou para pensar sobre o quanto a sua liberdade está ligada à capacidade de ficar só? Não estou falando de isolamento no sentido de solidão ou abandono, mas daquela sensação de estar confortável consigo mesmo, de conseguir ouvir seus próprios pensamentos sem medo.


O isolamento que Fernando Pessoa menciona pode ser visto como uma forma de estar consigo, de se encontrar no silêncio e na profundidade do próprio Ser. Liberdade, aqui, não é apenas "fazer o que se quer", mas a possibilidade de SER, mesmo quando estamos distantes das influências externas.


Muitas vezes, a dificuldade de estar só reflete a nossa relação com nossas vulnerabilidades, inseguranças e medos. A Psicoterapia nos ajuda a compreender essas emoções e a perceber que, quando buscamos a companhia de outros para fugir de nós mesmos, perdemos a nossa liberdade.


É por meio desse processo que podemos reconhecer que não nascemos escravos, mas nos tornamos prisioneiros de padrões de pensamento que não escolhemos conscientemente. A liberdade é vivenciada quando percebemos que o estar só é uma forma de reconexão, de autocuidado e de autoescuta.


📌Como você tem se sentido com a sua própria companhia?


Vamos conversar? 😉

📲 Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.

(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).



 
 
 

Comments


bottom of page