top of page

“Cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não têm uma razão pela qual viver.” – Viktor Frankl

  • Foto do escritor: Fernando Dório
    Fernando Dório
  • 31 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Em um mundo onde os recursos se multiplicam e o acesso à informação nunca foi tão vasto, é curioso perceber como o vazio existencial se tornou uma queixa comum. Frankl, psiquiatra e sobrevivente do Holocausto, observou que, quando as pessoas perdem o sentido, os “meios para viver” – como trabalho, status ou conforto – podem se sentir insuficientes. Afinal, de que adianta ter tanto em mãos, se não há direção para caminhar?


Encontrar uma razão é mais do que acumular conquistas; é criar um vínculo com o que faz sentido para nós. O sentido não está no fim, mas no caminho que construímos permitindo-nos vivenciar realizações. Esse sentido pode se expressar em relações genuínas, no cuidado com alguém ou, muitas vezes, em enfrentar nossos próprios desafios e crescer. A cada experiência, podemos escolher nos engajar com nossas vontades, nos questionar sobre o que realmente nos move e, a partir disso, construir uma vida mais autêntica e com mais sentido.


📌E você, o que tem dado sentido à sua vida?


Na psicoterapia, o convite é olhar para dentro e encontrar valores e desejos que talvez tenham sido abafados. É um processo de autodescoberta, um passo a mais em direção àquilo que nos faz levantar a cada dia. Afinal, a felicidade talvez esteja menos nos “meios” e mais no propósito de viver.


Vamos conversar? 😉

📲 Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.

(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).



 
 
 

Hozzászólások


bottom of page