A sua ideia sobre mim não é da minha responsabilidade.
- Fernando Dório
- 13 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Quantas vezes você já se preocupou com o que os outros pensam sobre você? Seja no trabalho, nas redes sociais ou até nas relações mais íntimas, vivemos tentando controlar a imagem que projetamos. Buscamos aprovação, tememos críticas, e muitas vezes, nos adaptamos às expectativas dos outros para evitar o desconforto.
Mas a verdade é: o que o outro pensa sobre você está fora do seu controle. A percepção do outro é filtrada pelas vivências, crenças e expectativas dele – não pelas suas. E tentar se moldar constantemente para corresponder a essas visões pode levar a uma desconexão com quem você realmente é.
Cada indivíduo é responsável pela forma como constrói e dá sentido à sua própria existência. O que o outro vê em você não é o reflexo exato de quem você é, mas sim da forma como ele interpreta e interage com o mundo. Quando você se permite viver sua verdade, sem tentar controlar a visão alheia, começa a existir de maneira mais autêntica e livre.
Tente lembrar de quantas decisões importantes você deixou de tomar porque temeu o julgamento externo? Ou quantas vezes evitou ser vulnerável por medo da opinião de alguém?
A vida é um processo contínuo de descobertas, de movimento, e isso envolve abrir mão da responsabilidade pelo que não está ao nosso alcance. O que você faz com a sua liberdade de Ser é o que realmente importa.
📌 Que tal começar a viver de acordo com o que você acredita, e não com o que os outros esperam?
Vamos conversar? 😉
📲 Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.
(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).
#psicologiafernandodorio #psicologia #psicologiaclinica #psicologiafenomenologica #autenticidade #liberdade #responsabilidade #autoconhecimento #autocuidado #saudemental #psicoterapiaonline #empoderamento #bemestar #crescimentopessoal #opiniaodosaoutros #fenomenologia #psicologiaexistencial #aceitacao
Kommentare