A mudança do mundo começa em si mesmo
- Fernando Dório
- 26 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Provavelmente, todos nós já desejamos em algum momento de nossa vida, que uma situação se modificasse para que pudéssemos nos beneficiar e ter um alívio diante de um incômodo: “Minha mãe podia ser diferente”; “Se meu chefe não mudar, vou trocar de trabalho”.
Para algumas pessoas é comum recomendar um psicólogo ao outro na esperança de que a relação possa se modificar: “Você é tão difícil de lidar... Acho que você deve fazer terapia”.
O fato é que, se o externo está ruim, a mudança deve começar por si próprio, em nossa transformação interna. Esperar que a mudança aconteça no outro é escolher viver o sofrimento por tempo indeterminado. Afinal, o outro, no tempo dele, precisa reconhecer e querer mudar. Não há garantias de que isso irá acontecer.
Diante das limitações externas, podemos controlar somente a nossa própria resposta e atitude. Para isso se faz necessário trabalhar em nossa perspectiva, emoções e comportamento para lidar melhor com a situação.
Como consequência, podemos aprender a nos reconhecer diante de situações limites para que possamos estabelecer os nossos próprios limites. Esta experiência nos leva a vivenciar um desenvolvimento pessoal significativo, nos tornando mais flexíveis, pacientes, compreensivos e fortes quando necessário.
Como você tem lidado com as situações que te incomodam?
A Psicoterapia pode te auxiliar neste processo.
Quer experimentar?
Me chama para conversarmos! 😉
Você não está sozinho nesta jornada. 🙂
📲Atendimento online para todo o Brasil e brasileiros no exterior.
(31) 9.9179-2485 (ou link na bio).
#psicologiafernandodorio #psicologia #psicologiaclinica #psicologiabh #psicologiasp #terapiaonline #psicoterapia #psicologiaes #psicoterapiaonline #psicologiahumanista #saudemental #saudeemocional #descontroleemocional #fenomenologiaexistencial #psicologiaexistencial #angústia #ansiedade #depressão #stress #projetodevida #liberdade #responsabilidade #sofrimento #relacionamentos #interpessoal #autoconhecimento #sentidodevida
Comments